Imagem capa - Tango em sonho por Fabiana Bomfim
Ensaios - Fabiana Bomfim

Tango em sonho




"Tango em sonho" foi uma produção que me surpreendeu!!!


Ainda como estudante na Escola de Imagem, tínhamos uma tarefa de produzir um ensaio personalizado e individual, porém atuando em grupo! Teríamos uma modelo para cada grupo e uma tarde reservada para isso. O desafio era criar histórias diferentes e conciliar locais, figurinos e ângulos, já que as modelos posariam ao mesmo tempo para vários fotógrafos. Passamos dias discutindo como seria esse ensaio, sob a orientação do amigo e professor Alê Grand.


No dia marcado para o ensaio, cheguei com a minha mala de acessórios (literalmente uma mala! kkk) e uma ideia mais ou menos de como iria conduzir o ensaio. Porém, na fotografia, tudo pode acontecer e nos surpreender. Dito e feito!! Naquele dia conheci a Alice Martins, a nossa modelo escolhida! Uma mulher linda, super fotogênica, sensual  e muito alto astral!!! Nesse momento, a minha ideia pre-concebida de retratar a tristeza x alegria foi por água abaixo.....não que ela não fosse capaz de modelar nesse sentido, muito pelo contrário, mas porque, simplesmente, achei que seria um desperdício prosseguir com a minha ideia inicial diante de tanta beleza. 


Por alguns instantes entrei em desespero e não sabia mais o que fazer...semanas de preparo, roteiro, tudo esquematizado como eu achava que deveria ser. Mas como na vida e, na fotografia, muitas vezes não temos o controle da situação, respirei fundo e deixei rolar....naquele momento pensei.."não sei se vou ter um trabalho para entregar, mas vou clicar sem parar..."


O tema "Tango em sonho" surgiu na pós produção. Após uma seleção das fotos produzidas, percebi que muitas delas lembravam uma espécie de dança, mas não o Ballet clássico, algo diferente que até então não sabia definir direito qual era. Agrupei as fotos por cores e composição e resolvi escutar algumas músicas para ver se vinha alguma inspiração...coloquei vários CD's antigos para tocar e um deles, Tanghetto (uma banda argentina) me chamou a atenção...era isso, o tango!!! Ouvi o CD umas 500 vezes até decidir qual a melhor música e, de repente, estava escolhida, era a "Tango Místico"!


Parte do trabalho estava pronto, mas ainda faltava um algo mais...e a dúvida era como lincar todas as minhas fotos escolhidas ao tema do tango sem ficar algo simples? Percebi então que várias fotos refletiam movimentos e também sonhos...e aí, pronto!!! Estava fechado o tema, "Tango em sonho!". Montei o trabalho e tudo se encaixou perfeitamente!!! Ufa, que alívio!!!


E o mais engraçado disso foi que no dia da apresentação, após chegar em casa, me deparei com um quadro que está na parede da minha casa e que compramos em uma viagem à Argentina e que é justamente um casal dançando um tango argentino, onde a dançarina usava um vestido vermelho! Bingo!! A resposta estava ali na minha frente o tempo todo!!!


Esse trabalho esteve em exposição em dois momentos, uma na galeria da Escola de Imagem e outro na EXPOSIÇÃO DE ARTE FOTOGRÁFICA “COLETIVO DE OLHARES”, produzida pelo Coletivo 16, sob a curadoria do Carlos Alberto da Rocha Rosa,  no Centro Cultural Feso Pro Arte, na cidade de Teresópolis/RJ. 


Gratidão! Gratidão! Gratidão!