Imagem capa - Fragilidade Humana - Momentos Rio 2018 por Fabiana Bomfim
Espetáculos - Fabiana Bomfim

Fragilidade Humana - Momentos Rio 2018

Foi uma grande alegria e honra para mim participar do Projeto Momentos Rio, edição 2018, sob a direção artística e coreográfica do Vinicius e uma e equipe fantástica de bailarinos, músicos, cinegrafistas e outros fotógrafos brilhantes! O tema escolhido foi "Fragilidade Humana" e abaixo um pouquinho dessa história...


"Momentos foi idealizado pelo diretor, produtor artístico e coreógrafo Vinicius e estreado no verão de 2011 na cidade de Viena. Com o sucesso do projeto foi implantado, posteriormente, no ano de 2013 na cidade de Insbruck e em 2015 e 2017 no Rio de Janeiro e Curitiba/São José dos Pinhais.


Um outro aspecto do projeto é a forma laboratório para conhecimento da emoção como meio de gerar movimentos individuais e a transformação dos mesmos em dança. Este projeto tem como característica uma série de peças de dança e cada uma delas lida com um certo momento da nossa sociedade no passado, presente ou no futuro. Em cada série é dançado um tópico, coreografado e transformado num produto final deste laboratório para uma performance de palco. Outro aspecto significativo do projeto Momentos é a cooperação com outras formas de arte: a interdisciplinariedade como uma sinergia artística. O encontro com músicos estudantes que enriquecem a peça de dança com suas próprias composições e a participação dos mesmos nas apresentações ao vivo, assim como estudantes de cinema, vídeo, moda e fotografia permitem uma intensa troca artística nos diferentes níveis sobre o tema abordado na dança, apesar do curto espaço de tempo de produção.


Pela primeira vez na história do projeto, as produções de todas as cidades-Momento estão ligadas tematicamente através do título "Fragilidade Humana/ Human FragilityMenschiliche Fragilität"o qual é composto pelas línguas locais das cidades-Momentos: alemão, português e o inglês como língua unificadora.


Pode-se perguntar imediatamente se a fragilidade humana não pertence às "línguas das qualidades" conectadas ao ser humano, pois a fragilidade é como um extrato das mais puras qualidades de um ser humano, tais como a delicadeza, a integridade, a bondade, a harmonia... enfim, a vida. Porque elas dão uma ideia de que a coisa mais bonita em nós é a mais forte e, ao mesmo tempo, a mais sensível e facilmente vulnerável á destruição? Semelhante à porcelana: uma das peças mais caras e, simultaneamente, uma das mais frágeis...


O espetáculo Fragilidade Humana nos transportará a uma viagem ao mais profundo mundos das emocionalidades, dos dualimos e desejos humanos."


Texto: Equipe Momentos Rio 2018.


O espetáculo subiu ao palco da Cidade das Artes e do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro nos meses de Julho e Agosto de 2018 e sempre contou com a platéia lotada e foi o maior sucesso!!! Mais informações sobre esse grande projeto no facebook.com/momentos.riodejaneiro ! Assistam também ao documentário oficial aqui!


Aí vão algumas imagens desse grande espetáculo!! Gratidão sempre à toda a equipe que me acolheu de braços abertos, ao Vinicius por todo o carinho e também à Ana Campbell, amiga de vida e parceira de profissão que me fez o primeiro convite para participar desse evento!